top of page
  • renatosaj

Fundamentos da comunicação corporativa







Há um movimento impulsionado pelo mercado sobre as empresas para a adoção de novas tecnologias e mudanças culturais na gestão de departamentos e pessoas. O avanços tecnológicos e transformações nas culturas de gestão melhoraram as relações interpessoais dentro e fora de ambiente de trabalho, novas ferramentas permitem comunicação entre as pessoas em ambiente digital integrando voz e vídeo aumentando o entendimento e eficácia das mensagens transmitidas.

Ainda encontramos empresas passam por grandes dificuldades quando o assunto é a comunicação empresarial, a distância e quantidade de colaboradores tornam a comunicação lenta e pouco eficaz.

Separamos alguns erros comuns cometidos.



  • Falta de segmentação e definição do público

A falta de eficácia na troca de comunicados internos pode causar grandes desgastes, a ponto de tirar o crédito dos meios habituais de comunicação interna da sua empresa.

A desinformação dos colaboradores aumenta as vulnerabilidades e diminui a eficiência da empresa.

  • Formalidade excessiva

O afastamento das formalidades abrem espaço para diálogos mais abertos e simples, aumentando muito a compreensão e diminuindo os equívocos de interpretação das informações necessárias para o alinhamento estratégico da empresa.


  • Falta de canais diretos de comunicação

É muito comum as empresas segregarem a alta gestão dos colaboradores causam um efeito ampulheta, em que todo os comunicados da gestão passam por um único ponto ( geralmente na figura de um gerente ou coordenador) podendo acarretar em ruídos na comunicação aos colaboradores.

As tecnologias e aplicações atuais auxiliaram muito para a solução deste problema mas ainda há empresas que insistem nesta cultura segregacionista.


  • Resistência à novidade

Vivemos em um século de mudanças continuas, inovações em tecnologia e processos chegam muito mais rápido e com mais força ao mercado afetando diretamente a empresa e o meio em que ela está inserida, portanto é fundamental dar liberdade aos profissionais especializados para o alinhamento e adaptação estrategicamente para a implementação das inovações.


  • Desalinhamento do planejamento de comunicação

Não há homogeneidade na comunicação corporativa, suas finalidades diferentes para os mais diversos perfis transformaram esse elemento empresarial em algo extremamente complexo e delicado.

Pesquisas são fundamentais para o planejamento das comunicações empresariais que visam nivelar os objetivos, a linguagem e as plataformas disponíveis, oferecendo a cada um dos perfis as informações necessárias e o retorno desejado pela empresa.




 

UCC como solução



As formas de trabalhar mudaram, soluções tecnológicas encurtaram distâncias resolvendo questões rapidamente, mas para que tudo isso funcione é

fundamental planejamento, a adoção de medidas orquestradas acelera a comunicação trazendo os efeitos desejados. Daí nasceu o conceito de sistemas

de comunicação unificada e colaboração.

Os mecanismos de unificação que agilizam o trânsito de informações dentro e fora da empresa, contam com tecnologias que proporcionam experiências

hiper-realistas, móveis e completas. Dentre as quais cabem ser mencionadas as videoconferências, telefonia ip, VOIP, entre outros.

Contratar uma consultoria de confiança é fundamental para apoiar neste planejamento e dar as diretrizes com melhor custo-benefício para os objetivos da empresa.


Aqui vão 5 dicas para incrementar a segurança na sua comunicação corporativa


  • Desenvolver um protocolo de segurança

As empresas constantemente produzem, transferem, armazenam e recuperam dados, portanto é necessário definir procedimentos em casos emergenciais de vazamento.

Testes frequentes são fundamentais para ajustes e correções nos protocolos de segurança

  • Equipamentos com dados sensíveis devem permanecer na empresa

A mobilidade dos dispositivos quebraram os limites que separavam empresa e casa e isso dificulta o monitoramento dos dados.

  • Mecanismos de proteção de senhas

A distribuição de senhas para os colaboradores continua a maneira mais utilizada para conceder acesso a informações específicas, a vulnerabilidade desse mecanismo é um fator humano e portanto deve ser corrigido com políticas de segurança internas que visariam assegurar que as senhas sejam repassadas para outros colaboradores .

  • Estabelecer níveis de acesso

Evitar a distribuição as informações excessivas e desnecessárias para os colaborados que não vão utilizá-los é a melhor forma de aumentar produtividade e reduzir a possibilidade de vazamento de dados internos da empresa, para isso o estabelecimento de grupos de acesso se torna uma solução eficaz.

  • Segurança colaborativa

A principal causa de vazamentos de informação são as manifestações indevidas de dados sensível para a empresa, por essa razão é fundamental para a segurança dos dados o desenvolvimento de mecanismos internos para salientar as diretrizes informacionais de manutenção de dados adotadas pela empresa, criando assim uma rede onde cada um policiará a si e ao próximo impedindo a propagação de dados internos.



 

A Brayner e a comunicação da sua empresa



Somos a consultoria que você precisa para elaborar um projeto executivo e transformar totalmente o seu local de trabalho. Integrando de forma eficiente e eficaz para que seu investimento tenha um retorno rápido pois entendemos que assim como os compromissos assumidos pela empresa não param, ela também não deve parar.

Contamos com as maiores empresas do ramo da tecnologia de comunicação pois entendemos e conhecemos que as necessidades dos nosso clientes merecem as melhores garantias de qualidade vindas de empresas como a Panasonic, Avaya, entre outras. Entre em contato conosco através do formulário em nosso site, por telefone ou nosso chat, estamos sempre prontos a lhe atender.


 

Quer ler mais sobre o assunto que tal ler nosso e-book com as 10 dicas para melhorar as comunicações corporativas ?

Clique aqui e baixe o e-book que preparamos.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page