top of page
  • renatosaj

Redes corporativas inteligentes







As redes corporativas e privadas passam constantemente por atualizações e mudanças que as tornam cada vez mais eficiente, complexas e seguras, visando as necessidades particulares de seus usuários, contamos com diversos métodos para criar, configurar e monitorar redes com grande facilidade e praticidade. Tudo isso graças aos fomentadores destas tecnologias estão investido muito pesado para o aprimoramento e refinamento das tecnologias de rede e das inovações das políticas corporativas. Em resposta a todo este investimento dificilmente encontramos dispositivos que não fazem parte de uma rede por estar conectados a outros dispositivos ou a internet.

As mudanças mercadológica oriundas da adoção das tecnologias em meio corporativo é evidente quando há uma mudança estrutural e filosófica no mercado que ocupam. Muitas empresas adotam a política BYOD ( bring your own device ou traga seu dispositivo, em português) concedendo aos colaboradores permissão para acessar os dados da empresa pelos seus dispositivo.

Essa política traz grandes mudanças nas formas de monitoramento e gerencia da rede, aqui vão algumas dicas que ajudarão a cuidar da segurança e da gestão da sua rede empresarial.


  • Dispositivos devem ser registrados

É fundamental que esses dispositivos que serão conectados a rede corporativa sejam devidamente acompanhados pela equipe de T.I para que as atividades sejam monitoradas e não ofereçam riscos a rede.

  • Dimensionamento da banda

Os dados da empresa não devem ser consumidos livremente e portanto os dispositivos registrados pela equipe de T.I devem entrar no cálculo para a contratação da banda larga

  • Políticas de segurança clara

O que deve ou não ser acessado se aplica também aos dispositivos particulares pois podem ser uma via para a contaminação da rede.


Leia mais detalhes em nossa postagem sobre segurança digital, clicando aqui.




 


Virtualização da rede, como pode ajudar as empresas




A virtualização da rede está na capacidade alocar seus dados, arquivos e aplicações na nuvem, de forma a criar maquinas virtuais e nelas armazenar e analisar dados gerados pela empresa o que transformando a rede de certa forma em híbrida. Uma rede divida em camadas e que geram um complexo mais inteligente, alimentando-se de capacidades antes ociosas, possibilitando automatizar e unificar processos da empresa para que haja maior velocidade na resposta.

Há diversos benefícios que ficam evidenciados e vamos enumerar alguns; a redução de custos, esta tecnologia vem em parte diminuindo a infraestrutura física e a manutenção das atividades em rede de dados da empresa. A adesão desse tipo de rede virtualizada traz segurança a longo prazo, a padronização pré-determinada das máquinas virtuais que limitam o uso de aplicações permitidas e impossibilita o download, evitando assim a contaminação por vírus e malwares diminuindo o perigo aos dados das máquinas e do usuário, pelos dados encontrarem-se na nuvem há facilidade na recuperação dos mesmos em caso de incidentes na rede interna. Outro ganho financeiro intangível, porém não menos importante está ligado ao aumento da produtividade da sua equipe de T.I que pode ser alocada para desenvolver estratégias tecnológicas em prol dos negócios. Os fatores limitantes geralmente são ligados a questões internas, como a dependência da estabilidade no provimento de internet na empresa e na adaptação dos colaboradores em adaptar-se aos novos métodos da empresa.

A escalabilidade permite que as corporações personalizem as máquinas de forma a atender as necessidades atuais, aumentando memória e o desempenho quando necessário e diminuindo para economizar, evitar sobrecarga ou subutilização da rede.



O que é uma rede intuitiva ?






O conceito de rede intuitiva é recente, o que traz muitas questões de como essa rede pode te ajudar e que benefícios poderia trazer para o seu negócio. O principal aspecto dessa rede é a preditividade, ela busca uma grande quantidade de dados provenientes de diversas fontes, as quais são analisadas em busca de padrões e com inteligência antecipar acontecimentos.

Essa busca de padrões por maior conectividade não é nova mas vem ganhando força nos últimos anos com a IoT, o desenvolvimento da Inteligência Artificial e o Machine Learning, a capacidade de reunir, identificar e prever comportamentos de forma eficiente para que dados e aplicações sejam direcionados de forma automática, sem a necessidade de ajustes manuais. A conexão com diferentes dispositivos garante a rede um grande volume de dados a serem analisados, possibilitando identificar e antecipar ações dos usuários e riscos, conseguindo identificar e preparar o sistema para combater esses perigos.

Esta tecnologia está em crescimento nos setores de ensino e de saúde, duas fontes de um grande volume de informações e dados que precisam ser analisados para personalizar o atendimento dinamizando a troca de informações entre gestores e usuários dos sistemas.


Clique aqui e entenda mais sobre a tecnologia de rede inteligente SD-WAN.

 

Brayner e sua rede


Contamos com grandes parceiros de negócios visando o melhor uso e segurança da sua rede corporativa ou particular.


Contamos com a Cisco para implantar em nossos clientes redes intuitivas, seguras, autônomas e de com gerenciamento facilitado.

Entre em contato com nossos consultores comerciais e técnicos, estarão sempre prontos para demostrar o melhor caminho para o gerenciamento e aprimoramento da sua rede.



Com a Aruba podemos desenvolver redes complexas com um gerenciamento intuitivo e extremamente pratico para que seus profissionais de T.I se dediquem mais as outras tarefas que sua empresa necessita para manter seu funcionamento.




 

Quer ler mais sobre o assunto que tal ler nosso e-book com os 7 objetivos principais da arquitetura digital de rede ?

Clique aqui e baixe o e-book que preparamos.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page