top of page
  • renatosaj

Internet de todas as coisas






Os filmes e desenhos animados sempre alimentaram nossas imaginações com dispositivos inteligentes conectados entre si nos auxiliando das mais diversas maneiras possíveis, na infância os Jetsons, em nossa maturidade filmes como Bladerunners. Tais ficções nos mostravam coisas impossíveis no período em que foram exibidas tais como: robôs com poder cognitivo e de fala, videoconferências por dispositivos como televisores e relógios, e portões abrindo sem qualquer interação humana.

Muitos desses dispositivos fazem parte dos nossos cotidianos e as empresas não podem ficar a margem disso, a grande maioria das empresas ainda não conseguiram implantar o conceito de internet das coisa de forma a trazer benefícios concretos por problemas específicos como recusa ou parcimônia para fazer as alterações estruturais necessárias e medo da mudança de filosofia interna da empresa, em sua causas isso se deve a falta de profissionais com capacidade de superar as dificuldades técnicas oferecidas pelas tecnologias, pela inércia corporativa e aversão a esse investimento por falta de informações.

A tecnologia da internet das coisas está crescendo vagarosamente em áreas como saúde, varejo, educação e conquista cada vez espaço nas casas de cada um de nós. Dispositivos estão em interação constantes de tal maneira a maximar a eficiência das rotinas de trabalho, sanar dificuldades específicas e aumentar a agilidade da troca de dados , algumas pessoas nos Estados Unidos não precisam sai de casa para reabastecer suas geladeiras, sensores dentro do eletrodoméstico avisam a falta de algo, enviam para o smartwatch ou smartphone que recebem em aplicativos a demanda, processam o pedido e por meio das impressões digitais autorizam o pagamento para que iniciativas como Amazon Fresh faça a entrega, por fim a única ação humana no processo foi introduzir a digital para validar a compra. Na área médica dispositivos vestíveis (Wearable devices) fornecem aos médicos e aos bancos de dados informações das condições dos seus pacientes em tempo real, a integrações como a que acontece entre o relógio de pulso que ao captar a queda brusca de pressão ou glicose, aciona o monitoramento inteligente da clínica e automaticamente envia uma ambulância para a residência do paciente de forma a diminuir o tempo de resposta e aumentar as chances de salvamento.

As possibilidades para a internet das coisas são infinitos, nossa imaginação é o fator limitante neste panorama.

Separamos o vídeo abaixo para exemplificará o quão perto estamos daquela família que nos nutriu com uma série de sentimentos em nossa infância.


Para habilitar a legenda em português em detalhes (engrenagem), habilite as legendas e em seguida traduzir automaticamente.






 

Como gerar receita com projeto de IoT




O crescimento gradativo ao acesso a internet é acompanhado pelo número de pessoas inclinadas a aproveitar as praticidades em comprar por meio de dispositivos conectados entre si, via IoT. A projeção é de um aumento de 60% na adoção entre as empresas nos próximos 2 anos. É esperado um investimento neste nicho de aproximadamente US$ 1 trilhão até 2020.

Empresas de portes pequenos e medianos serão as mais afetadas pelo avanço desta tecnologia, a inserção da internet das coisas nas empresas, será um fator decisivo para o sucesso ou fracasso dom modelo de negócios da empresa, haverá diferenciação na geração de dados que alterarão o relacionamento com o cliente e fornecedores das empresas que investiram nesta tecnologia, de forma a reduzir os custos oriundos de mão de obra e a falta de produtos específicos. A mudança no modelo de negócios e investimentos compensariam a longo prazo, funções como estoquistas passará por adaptação de função e perda de vendas por falta de produtos específicos deixaria de existir. A melhora na experiência de consumo influi diretamente no avanço da gestão e logística empresarial, entretanto para isso é necessário integrar a estratégia da gestão, infraestrutura com o perfil do cliente, participando diretamente desta estratégia profissionais de T.I e marketing em prol de conceber uma estrategia mais efetiva. Com a expertise de ambos detalhes importantes como a personalização do atendimento, monitoramento e analise ficam alinhados de forma a atender as expectativas e objetivos da empresa em consenso com as tecnologias viáveis.

As industrias por meio da integração das maquinas e processos alcançam um nível de excelência muito maior no produto final, na coleta de dados e aperfeiçoamento nos processos, leia mais sobre a industria 4.0 em nossa postagem anterior clicando aqui,

Os entraves nacionais para maior impulsão da internet das coisas estão na imensa territorialidade brasileira que interferem diretamente na qualidade e alcance da banda larga, encontramos um potencial grande quanto a adesão destas tecnologias pelos consumidores brasileiros, inclusive o governo brasileiro aprovou linha de crédito de 1,5 bilhão de reais pela FINEP, financiadora de estudos e projetos, visando estimular iniciativas que tornem realidade a inserção desta tecnologia no cotidiano da nossa sociedade. Neste ano a possibilidade de efetuar pagamentos por meio da conectividade entre nossos smartphones, relógios e as máquinas de cartão de crédito chegou em território nacional, essa tecnologia se propagou extremamente rápido pela praticidade e segurança nas transações que foram fornecidas.


O potencial de uma ideia revolucionaria passa pela conectividade.

Assista as apresentações dos produtos da Amazon, Amazon Go e Amazon Fresh, e observe como se da a conectividade e a utilização da internet das coisas.


A aderência do seu público está diretamente ligada a praticidade e inovação do método de usar as tecnologias do mercado






A ideia é catalogar, detectar padrões de consumo e demanda, centralizar e automatizar comprar e serviços em prol de diminuir despesas e maximizar os negócios com os dados oriundos da conectividade dos aplicativos.




 

Como podemos implementar IoT na sua empresa?



Como mencionado no texto as tecnologias relacionadas a esse conceito são extremamente versáteis e de acordo com o o segmento empresarial em que atue.

Nossa consultoria pode proporcionar meios para mudar completamente sua rotina de trabalho visando maior produtividade e rentabilidade, imagine a tecnologia cuidando de você do momento em que a sua empresa abre ao que ela fecha.

No trânsito através de comandos no seu smartphone refrigera seu escritório, programa a cafeteira para que ao chegar no escritório com o cliente o ambiente esteja agradável e mais propicio a fechar grande negócios, chegando na portaria percebe que esqueceu o cartã de acesso em casa e não liga pois o seu celular tem acesso a roleta. Ao longo da reunião você recebe informações dos sensores no estoque com quantidades, volume de venda e o caixa diário da empresa em tempo real na tela do celular, durante a pausa para o café, você faz a recomposição do estoque e autoriza o pagamento.

Essa história é um exemplo de como a Internet das coisas podem propiciar diretamente praticidades, aumentar a eficiência e eficácia do seu negócio.

Não perca tempo, entre em contato conosco para que juntos possamos elaborar estratégias para trazer sua empresa ao futuro.



 

Quer ler mais sobre o assunto que tal ler nosso e-book com as características que um profissional de IoT precisa desenvolver?

Clique aqui e baixe o e-book que preparamos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page