top of page
  • renatosaj

A nova face da indústria


Entenda como a internet das coisas e machine learning impactam a nova indústria






O ambicioso projeto da indústria 4.0 é estimular a automatização da manufatura, a capacidade de criar fabricas inteligentes proporcionando alta adaptabilidade, eficiência, ergonomia, autonomia e a impulsão da produção através dos softwares.

A integração tecnológica amplamente aplicada, países como Estados Unidos e Alemanha, cujos notórios polos industriais se caracterizam pela individualização da produção sob condições de alta flexibilidade, significou no aumento da complexidade das tecnologias aplicadas para o alinhamento dos processos a necessidade da criação de novas ferramentas e softwares, além de uma estrutura para atender novas demandas. Essas são as causas do pioneirismo das duas potências que se anteciparam ao movimento das novas tecnologias na industria .



9 pilares da indústria 4.0


9 pilares da indústria 4.0
  • Big Data, analíticos e inteligencia artificial

Infinidade de dados gerados, analisados e sintetizados com o objetivo de melhorar o desempenho da indústria. Sistema e dispositivos conectados, atuando de forma integrada identificando e melhorando processos em tempo real visando a eficiência dos recursos.

  • Robôs autônomos

A automação atual difere pela menor interferência da ação humana sobre as máquinas, a capacidade de aprendizado e correção gera maior produtividade e reduzida dependência, já que uma vez "ensinada" a máquina executa e se adapta as mudanças.

  • Simulação

A simulação virtual auxiliou significativamente o planejamento dos processos e produtos, através da prévia em ambiente simulado acoleta, análise e comparação dos dados ajudaram no aprimoramento antes da implementação, evitado altos investimentos na restruturação.

  • Realidade aumentada

A utilização desta tecnologia vai além do treinamento de pessoal em ambiente virtualizado e seguro, a interação entre o mundo digital e o material quebrou as barreiras garantindo a execução de trabalhos insalubres e perigosos sem colocar em risco os colaboradores.

  • Integração de sistemas

Destacamos a principal consequência deste pilar, a transparência. Integrar os sistemas significa acesso menos burocrático aos dados, o que aumenta a credibilidade da industria, refletindo maior engajamento de colaboradores, fornecedores, investidores e clientes.

  • Manufatura aditiva

A utilização da impressão 3D vem revolucionando as indústrias através da capacidade de criação de protótipos complexos, peças finais e até mesmo peças de reposição. As peças sobressalentes que levavam semanas para chegar pelos serviços de entrega, hoje são impressos em horas e a custo muito inferior ao preço de compra.

  • Cybersegurança

Neste ambiente totalmente conectado e integrado a necessidade de segurança é real, há gigantes como Cisco e a Siemens que trabalham de forma incisiva para proporcionar o melhor em termos de segurança virtual.

Na China e em alguns lugares da Europa já encontramos redes quânticas, as principais características dessas redes são a velocidade de transmissão e a segurança através da criptografia quântica dos dados. A utilização de fótons é o que traz a esse novo conceito de rede para a próxima era.

  • Nuvem

As estruturas físicas limitante que inviabilizam sua expansão e que geram custos adicionais, não são mais problema. O acesso a banco de dados, integração de aplicações, controle de qualquer lugar e a economia por pagar somente necessário para o seu completo funcionamento são os principais aspectos da computação em nuvem.

  • Internet industrial e internet das coisas

A ideia de conectar a indústria na nuvem é extremamente benéfica para todos os personagens da cadeia produtiva. Conectar fornecedores, investidores e clientes a cadeia produtiva, inserindo-os na cadeia produtiva proporcionando informações ajudando a industria a prever tendencias de manutenção, auxiliar o gerenciamento de ativos, dar transparência para novos investimento e estimular o consumo do cliente final.

 

Brayner e Furukawa na indústria 4.0




A complexidade em integrar toda a sua indústria passa pela expertise da consultoria contratada, cada indústria tem a sua visão e necessidades. O investimento é muito alto e a recompensa é visível, cabe a você analisar e construir a industria do futuro com uma parceria sólida e confiável.

Nós conhecemos a necessidade e as ofertas do mercado para a industria, oferecemos o material necessário para as bases e a otimização dos processos mais complexos da sua área de atuação.

 

Quer ler mais sobre o assunto quer saber como levar isso para dentro da sua industria?

Clique aqui e baixe o e-book que preparamos.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page