top of page
  • renatosaj

O futuro do Data center






Manter uma estrutura de Data Center puramente física pode significar perda de competitividade quando nos deparamos com a velocidade em que a evolução tecnológica se dá e a chegada dessas tecnologias convergentes nos concorrentes que ganham mais versatilidade e agilidade.

A chegada da hiperconvergência significou a união entre o virtual e o físico na infraestrutura de Data Center. Dividimos as estruturas de um data center de acordo com a sua combinação entre seus componentes físicos e virtuais. São elas:

  • Infraestrutura tradicional onde a combinação de hardware e software trabalha com componentes de diversos fabricantes e gerando uma grande complexidade e aumento de custos que muitas vezes são indesejadas pelos diretores de T.I.

  • Infraestrutura convergente surgiu como uma opção para as empresas como alternativa na popularização da virtualização, onde alguns fornecedores começaram a disponibilizar pacotes de soluções unificados que incluíam segurança, servidores, switches e roteadores. Soluções personalizadas as necessidades da organização em prol de reduzir os massivos investimentos em hardwares.

  • Infraestrutura hiperconvergente começou com uma comoditização de T.I e a padronização dos componentes oferecidos pelos fabricantes. A diferenciação passou pela modernização da arquitetura virtual dos serviços prestados, garantindo uma arquitetura integrada, simplificada e mais fácil de ser gerenciada.


Em que categoria o Data Center da sua empresa se encontra?

Deixe seu comentário!




Solução de hiperconvergência




Benefícios da Hiperconvergência


Soluções de hiperconvergência transformaram significativamente a arquitetura das salas de processamento de dados ao reduzir a quantidade de hardwares no interior dos racks e trazem consigo um custo-benefício cada vez maior ao virtualizarmos as funções dos data center.

O armazenamento em nuvem provisionado pela solução se tornou uma saída para diversas empresas com pouco espaço físico e que precisam se destacar pelo diferencial proporcionado por uma infraestrutura tecnológica, com este modelo de armazenamento bastando apenas login e senha para que qualquer usuário devidamente autorizado tenha acesso às informações, de qualquer dispositivo conectado, para dar agilidade ao atendimento.

Outra componente que está ganhando espaço é a inteligência artificial que se torna um grande aliado para os negócios que empregam o aprendizado das máquinas (Machine learning) de forma contínua, auxilia em aumentar a eficiência energética, faz análise de dados em larga escala e no gerencia as instalações de computações complexas. Com a inserção da I.A no data center o papel do T.I fica mais seguro que passa a ensinar, monitorar a máquina, reduzindo assim as chances de erros derivados da complexidade da arquitetura. A máquina passa a coletar dados dos sensores, analisar as informações e tomar as decisões apropriadas com base nos insights de desempenho e capacidade "ensinados" pela equipe de T.I.




Como a hiperconvergência pode ajuda?


A chegada do Big Data e a IoT geraram grandes mudanças na estruturação do data center, uma vez que o volume de dados para armazenamento e processamento é exorbitante, a serem analisados em tempo recorde. A falta desses dados e da velocidade de análise para a tomada de decisão significa em perda de competitividade, já que não conseguirão manter-se em cenário favorável para os negócios da sua empresa, ainda mais com as mudanças de mercado que estão por vir, a estimativa atual de armazenamento de um data center gira em torno de 1450 exabytes em dados pertinentes para tomada de decisões a riscos mínimos. Outro fator que pode gerar grandes atrasos a empresa é a desatualização do sistema, ausência e dependência da infraestrutura de terceiros, indisponibilidades podem acarretar em prejuízos muito altos. Em Julho de 2018, uma queda nos servidores do Google acarretou em efeito dominó que interrompeu os serviços de aplicativos como Snapchat, Spotify e o jogo Pokemon GO por cerca de 40 minutos.



 

Brayner e seu Data Center



A Brayner como parceira Cisco e VMWare estamos sempre prontos a oferecer as melhores soluções para o tamanho da sua necessidade, com os recursos disponíveis.








Não importa o tamanho da sua empresa ou seu segmento, o seu sucesso depende de você e dos parceiros que escolhe para lhe acompanhar.






 

Quer ler mais sobre o assunto quer saber como estabelecer uma cultura orientada por dados em local de trabalho digital?

Clique aqui e baixe o e-book que preparamos.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page